Curiosidades sobre Carros e poluição

Um litro de gasolina pesa cerca de 0.8 kg, mas quando queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigénio atmosférico e produz cerca de 8.5 kg de dióxido de carbono!

A poluição gerada pelos veículos de uma família com mais do que um automóvel é, na maior parte das vezes, superior à poluição gerada pela sua utilização de energia, produção de resíduos e outras actividades domésticas!

Em 1996 entraram na cidade de Lisboa cerca de 300 mil veículos por dia, o que significa um acréscimo de cerca de 6.5% relativamente a 1980!

Os carros são, em conjunto com as centrais eléctricas, os principais produtores de dióxido de carbono - actualmente, cerca de 500 milhões de veículos em todo o mundo emitem para a atmosfera cerca de 4 biliões de toneladas de dióxido de carbono - 20% das emissões antropogénicas deste gás!

O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial, prevendo-se que existam 2 biliões em todo o mundo no ano 2030!

Os carros consomem mais de metade de todo o petróleo produzido mundialmente!

Na Alemanha, a Agência de Protecção Ambiental estimou os custos dos danos causados pela poluição ambiental causada pelos automóveis em cerca de 21 milhões de marcos (2 142 milhões de contos) por ano!

Se 10% da população que se desloca de carro para Lisboa passasse a utilizar os transportes públicos, seriam emitidas, por ano, menos 7 301 toneladas de monóxido de carbono, 120 toneladas de óxidos de azoto e 45 913 toneladas de dióxido de carbono!

Nos engarrafamentos de trânsito, a qualidade do ar é muitas vezes pior no interior dos veículos do que no exterior, porque os fumos de exaustão do carro da frente são directamente "bombeados" para o interior do carro de trás pelo sistema de ventilação!

Em Los Angeles, existem cerca de 8 milhões de veículos, que são responsáveis por 97% dos deslocamentos naquela cidade.

Na França, calculou-se que na região de Paris, são perdidas, por dia, um total de 7 milhões de horas de trabalho devido aos engarrafamentos, o que é exactamente o tempo de trabalho da população de Lyon.

Fonte:
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0032_ordenamento/html/fact.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário