Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Ação na Cracolândia 'não é enxugar gelo', diz Kassab


Para prefeito de São Paulo, ação da PM na região central é um avanço. Limpeza das ruas favorece trabalho para recuperação de dependentes.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, considerou nesta quarta-feira (4) “um avanço” a ação que acontece na região conhecida como Cracolândia, no Centro da capital paulista. Desde terça-feira (3), a Polícia Militar já fez mais de 300 abordagens de usuários de drogas e moradores de rua no intuito de coibir o tráfico, além de furtos e roubos. Apesar do reforço no policiamento, grupos seguem perambulando pelas ruas da região central.

“[Ação] não é enxugar gelo. São pessoas dependentes, doentes. Já é um avanço estarem em uma região que tem polícia, que passará diariamente por processo de limpeza urbana, uma região em que as pessoas sabem que têm a possibilidade de serem encaminhadas para equipamentos adequados, onde serão submetidas a tratamento”, afirmou o prefeito durante visita à obra de pavimentação de um trecho da Avenida Sapopemba, na Zona Leste.



Para Kassab, o grande desafio é convencer essas pessoas a aceitarem tratamento especializado para abandonar o uso das drogas. “[O convencimento] é o grande desafio da humanidade nos grandes centros urbanos. Felizmente, a Prefeitura, nos últimos tempos, tem conseguido ser feliz na abordagem. Cada vez mais ela consegue levar as pessoas para tratamento”, declarou.

De acordo com o prefeito, dezenas de agentes de saúde trabalham na região central para tentar convencer os dependentes a aceitarem tratamento. Um novo equipamento que poderá atender moradores de rua e encaminhá-los a tratamento será inaugurado nas próximas semanas na Rua Prates, na região central. “No momento em que estão vivendo em um ambiente mais saudável, mais limpo, mais higienizado, elas tem uma facilidade maior de reconquistar sua autoestima, de serem mais sensíveis à abordagem.”

Quanto à estrutura para tratamento, Kassab afirmou que os dependentes poderão contar com centenas de leitos alugados em unidades particulares, além da estrutura do governo estadual e federal.

Cerca de 7,5 toneladas de resíduos espalhados por ruas do Centro foram recolhidas pela Prefeitura. Na manhã desta quarta, a situação na Rua Helvétia e nas alamedas Dino Bueno e Cleveland era bastante tranquila. Na Praça Júlio Prestes, onde grupos se reuniram durante a noite e início da madrugada, foi desocupada, mas os dependentes químicos caminhavam sem destino certo pelas ruas do entorno, como a Rua Duque de Caxias.

No início desta tarde, a cavalaria da Polícia Militar estava na Cracolândia. Segundo o coordenador de Atenção às Drogas da Prefeitura de São Paulo, José Florentino, os agentes sociais e de saúde deverão iniciar as abordagens aos dependentes químicos.

“Esse trabalho [de abordagem] já é constante. Nós vamos aguardar um pouco e quando estiver mais tranquilo os agentes de saúde vão a campo”, disse Florentino. Segundo ele, a Prefeitura conta com uma clínica de recuperação, além de um convênio com cinco comunidades terapêuticas, o que representa 500 vagas para tratamento de dependentes.

Migração
De acordo com o tenente Flávio Martinez, a migração era esperada, por isso, o policiamento foi intensificado em toda a região da Nova Luz, Santa Cecília e Campos Elísios. Nas abordagens, a polícia verifica se a pessoa porta entorpecentes e a situação criminal. “Se não tiver nenhuma dúvida a respeito, a polícia libera para a Prefeitura atuar”, afirmou.

O tenente-coronel Wagner, que comanda a operação, disse que nesta primeira fase o trabalho é basicamente da polícia. “O objetivo é intimidar os traficantes e tirar a ameaça que dificulta o trabalho do poder público. A ação por si só vai inibir o tráfico e isso vai provocar abstinência. Nessa fase, entra a necessidade do socorro, do tratamento.”

Na terça, duas armas e dez quadros de motos roubadas foram apreendidas. Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas. Com os suspeitos de tráfico, foram apreendidas 40 pedras de crack, além de mais 19 pacotinhos com a droga, segundo a polícia. As ocorrências de flagrantes são encaminhadas à central de flagrantes do 8º Distrito Policial, no Brás, também na região central, enquanto que drogas e outros materiais apreendidos são levados para o 77º DP, em Santa Cecília. Nesta manhã, três pessoas que não portavam documentos foram levadas ao 77º DP para averiguação.

Postar um comentário

0 Comentários