Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Baleia de 20 toneladas que encalhou duas vezes no RN é novamente colocada no mar


Uma baleia com cerca de dez metros de comprimento e 20 toneladas tem sido a principal atração dos banhistas e pescadores na praia de Areia Branca (a 300 km de Natal) neste domingo (23). Depois de encalhar duas vezes, o mamífero conseguiu voltar ao mar no início desta noite.

A baleia apareceu na praia na última sexta-feira (21) e ficou encalhada na costa. Após mais de 30 horas de tentativas, biólogos e cerca de 200 voluntários conseguiram liberar a baleia que retornou ao mar.

Entretanto, por volta das 7h de hoje, pescadores encontraram novamente o mamífero encalhado na costa. A Polícia Ambiental esteve no local junto com uma equipe do projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e homens do Corpo de Bombeiros.

Depois de várias tentativas, o grupo conseguiu salvar o animal. Ontem, foram pelo menos 12 tentativas de desencalhe que deram errado.

Para evitar a desidratação da pele do mamífero, os biólogos colocaram pomadas e lençóis. Nessas condições, o tempo médio de sobrevivência é de cinco dias.

Em outra ocasião, quando uma baleia semelhante à esta encalhou na praia, a operação de desencalhe não deu certo e o animal terminou morrendo.

Postar um comentário

0 Comentários