Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Governo turco confirma pelo menos 138 mortos e 350 feridos no terremoto


Istambul, 23 out (EFE).- Pelo menos 138 pessoas morreram e outras 350 ficaram feridas no terremoto de 7,2 graus na escala Richter que atingiu neste domingo o leste da Turquia, segundo anunciou o primeiro-ministro do país, Recep Tayyip Erdogan.

Em mensagem realizada na cidade de Van, Erdogan informou que foram contabilizados 93 mortos e 350 feridos nesta cidade e outras 45 vítimas fatais em Ercis, mas destacou que ainda há muitas pessoas sob os escombros.

Em Ercis, pelo menos 55 edifícios ficaram totalmente destruídos, muitos deles blocos de apartamentos.

Erdogan pediu aos cidadãos que "não entrem nos edifícios que sofreram danos", devido ao perigo de réplicas do tremor, como a de 5,7 graus que foi registrada às 18h45 (de Brasília), dez horas depois do sismo principal.

Erdogan garantiu que os trabalhos de resgate continuarão durante toda a noite.

O primeiro-ministro informou que serão instaladas casas portáteis e tendas de campanha para acolher aqueles que perderam seus lares para protegê-los das baixas temperaturas.

"Não deixaremos nossos cidadãos sozinhos no frio do inverno", prometeu o primeiro-ministro.

Erdogan também agradeceu o apoio de diferentes países, como Azerbaijão, Bulgária e Irã, e de outros Estados que também se comprometeram a ajudar nos trabalhos de salvamento.

O epicentro do terremoto aconteceu a apenas cinco quilômetros de profundidade, o que fez com que seus efeitos na superfície equivalessem ao de um tremor de 8 ou 9 graus de magnitude, como informaram os analistas do Centro Sismográfico Kandilli da Universidade do Bósforo, em Istambul.

O professor Mustafa Erdik, diretor do Centro Kandilli, estimou que quatro mil prédios foram danificados, 600 deles de maneira irreversível, e que 50 construções desabaram completamente.

Além disso, calculou que entre 700 e mil pessoas podem ter morrido na tragédia.

Postar um comentário

0 Comentários