Assentado colhe abacaxi em formato de coração em Sidrolândia, MS


Após a colheita, homem disse ter presenteado o irmão com a fruta. Distúrbio morfogenético explicaria formato, diz engenheiro agrônomo.

O assentado Agrimaldo Barcelos Rodrigues, 50 anos, surpreendeu-se com um abacaxi em formato de coração que colheu na última terça-feira (17), na plantação que cultiva em um assentamento em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele conta que levou a fruta de presente para o irmão, Domingos Rodrigues Veiga, 44 anos, que mora na capital.

Rodrigues cultiva abacaxi há um ano e, segundo ele, foi a primeira vez que colheu a fruta com um formato diferente. “Planto banana, laranja, milho, mandioca, mas nunca tinha visto algo assim”, disse o trabalhador em entrevista neste sábado (21).
O assentado afirma que não tem qualquer tratamento diferenciado no cultivo do abacaxi. “É só enxada mesmo, não tenho muito recurso. Até vou dar uma ajeitada na plantação aqui para ver se sai outro”.
Após registrar o “fenômeno” com fotos e vídeo, ele diz que sua intenção era conservar o abacaxi, mas acredita que isso não seja possível. “Se não conseguir, vou descascar para ver como é por dentro e depois comer tudo”, brinca.



Fenômeno
O engenheiro agrônomo José Ubirajara disse, após analisar a fruta, que causa mais provável para a deformidade é um fenômeno chamado “fasciação”, que segundo ele é um distúrbio morfogenético que aumenta o número de coroas e gomos do abacaxi.
Ubirajara explica que outra possibilidade é que tenha havido excesso de adubação hidrogenada no solo. Ele afirma que deformidades nesse tipo de fruta não são raras.

2 comentários:

  1. É mto interessante, na minha opinião, tempo de confraternização, mto amor no ar hahaha !!.Falando sério É a década do Amor!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É a natureza dando um exemplo ao homem!!!

    ResponderExcluir