Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Série de ataques expõe senhas de 100 milhões de chineses


Sites populares do país sofreram ataques de hackers. Especialistas afirmam que ações de segurança foram ignoradas.

Uma série de ataques teria comprometido sites populares na China e revelado senhas de usuários, segundo uma reportagem do site “Caixin Online”. Os primeiros dados revelados pertenciam ao site CSDN, destinado a programadores.

Pacotes contendo dados de sites como Kaixin001, Tianya e as redes sociais Renren e Sina Weibo, bem como os sites de jogos 17173.com e duowan.com, também surgiriam. De acordo com o “Caixin”, o total de usuários afetados chegaria a 100 milhões.



De acordo com Shi Xiaohong, especialista da fabricante de antivírus chinesa Qihoo 360, os vazamentos demonstram que os sites não estavam aplicando medidas de segurança básica, como a criptografia nos bancos de dados. As senhas presentes nos pacotes não estavam criptografadas, segundo a reportagem.

O Sina Weibo, um serviço de microblog semelhante ao Twitter, negou que a base de dados atribuída ao site teria sido obtida em uma invasão aos sistemas da empresa. Devido ao grande número de usuários afetados e à reutilização de senhas por parte dos internautas, porém, a companhia afirmou que alguns usuários do site podem ter suas contas comprometidas como resultado da revelação dos outros dados.

Já o CSDN.net confirmou a invasão e pediu que seus usuários troquem as senhas imediatamente.

Segundo a reportagem do “Caixin”, o governo chinês vai investigar a origem dos ataques. Um advogado citado pela reportagem afirma que o país carece de legislação para proteger os internautas.

A China tem cerca de 485 milhões de usuários de internet.

Postar um comentário

0 Comentários